...as bossas dos camelos e dromedários, servem para tudo, menos para armazenar água?

Provavelmente, a ideia de que têm esse fim, terá sido originada e espalhada através dos pioneiros europeus quando os viram pela primeira vez, deparando-se com animais que conseguem ingerir grandes quantidades de água, passando depois semanas sem necessitarem de se hidratar ou alimentar obrigatoriamente. Ora, para quem nunca tinha visto algo assim, era bastante normal pensar que armazenariam água nas suas bossas.

Ao contrário desta ideia generalizada, as bossas destes animais são apenas grandes zonas de armazenamento de gorduras. As suas bossas permitem, na verdade, que estas espécies sobrevivam por longos períodos de tempo sem alimento.
A incrível capacidade do Camelo para sobreviver a grandes extensões de tempo sem bebida, deve-se, no entanto, ao facto de estes seres se terem adaptado a tais condições extremas de temperatura e secura. Por exemplo, só transpiram quando a temperatura corporal excede os 40ºC e, para além disso, a espessa pelagem observada nestas espécies permite evitar a exposição directa à luz solar, o que reduz as perdas de água e o aumento da temperatura corporal.

Mas como conseguem estes animais beber tanta água duma vez?
Isto acontece porque a absorção de água ocorre muito lentamente ao longo do sistema digestivo, não sendo prejudicial aos tecidos, ao permitir que se estabeleça um equilíbrio gradualmente.

Estes animais, passando uma semana sem comer nem beber, perdem cerca de 25% do seu peso, algo que, em quase todas as espécies, significaria a morte.
Fonte: Exame Nacional de Biologia e Geologia de 2009, 1ª fase.
edit post

Comentários

0 comentário(s) sobre 'Sabia que...'

Enviar um comentário