Hoje venho-vos falar da origem do nosso Sistema Solar.



Ao longo dos anos foram formuladas diversas teorias acerca deste tema. Neste post vou-vos dar a conhecer duas teorias catastrofistas e duas teorias uniformitaristas.

Para começar, vou explicar o que é o catastrofismo e o uniformitarismo.

Catastrofismo - Corrente de pensamento geológico que defende que as alterações que ocorrem na Terra são motivadas por acontecimentos catastróficos, como grandes erupções ou grandes inundações.

Uniformitarismo - Corrente de pensamento geológico que defende que as alterações que ocorrem na Terra são motivas por acontecimentos lentos, graduais e contínuos. Segundo esta teoria "o presente é a chave do passado", pois os factores que alteram a Terra são sempre semelhantes.

Nota 1: Nos dias de hoje defende-se o Neocatastrofismo (corrente de pensamento geológico que defende que as alterações que ocorrem na Terra são motivadas por acontecimentos lentos, graduais e contínuos e também por grandes catástrofes).

Nota 2: Um exemplo de confronto entre as duas correntes de pensamento é o que diz respeito à extinção dos dinossauros. O catastrofismo defende que os dinossauros foram extintos devido à colisão de um meteorito com a Terra e o uniformitarismo defende que os dinossauros foram extintos devido à actuação de fenómenos lentos, continuos e graduais. Apesar da teoria catastrofista ser a mais conhecida, a mais defendida é a uniformitarista. Na minha opinião pessoal (sou um estudante de ciências), a teoria que faz mais sentido é a uniformitarista, dado os estudos mostram que provavelmente, pouco antes da extinção dos dinossauros, estes practicamente já não existiam, logo, foram-se extinguindo gradualmente.

Regressando ao tema inicial, vou apresentar agora as teorias sobre a formação do Sistema Solar.

Teorias catastrofistas:

- Buffon, 1749 - "Num dado momento da história, ter-se-ia registado uma catástrofe. Um cometa ( na época era considerdado com característica de estrela) teria chocado com o Sol e deste choque resultaria a emissão de um filamento de matéria solar que, esfriando e condensando, teria dado origem aos planetas dispersos em rosário no filamento."

- Chamberlain e Moulton, 1900 - "Antes de existirem os planetas, uma outra estrela teria passado junto do Sol, arrancando parte dele. O material ter-se-ia condensado em blocos que ficariam orbitando na direcção em que haviam sido arrancados. Os pedaçõs ter-se-iam juntado, formando, deste modo, os planetas. "
Teorias uniformitaristas:

Teoria Nebular - Kant e Laplace, 1776 - " A formação do Sistema Solar seria devida à cntracção de uma nebulosa em rotação. Esta nebulosa teria adquirido rapidamente a fortma de um disco com uma saliência na parte central. Essa saliência iria aumentando, assim como a velocidade de rotação, originando no centro um proto-sol. Dele, de tempos a tempos, soltar-se-iam anéis de matéria que iriam dando origem a cada um dos planetas conhecidos."

Teoria Nebular Reforumulada - Teoria actualmente aceite - Esta teoria defende que o sistema solar de formou pelas seguintes etapas:

- Contracção da nébula graças às forças gravíticas o que aumentou a velocidade de rotação.

- Achatamento até à forma de disco, com uma massa densa e luminosa de gás na posição central chamada proto-sol.

- Durante o arrefecimento do disco nebular, em torno do proto-sol ter-se-ia verificado a confensação dos materiais da nebula em grãos sólidos. A diferença do tempo de arrefencimento entre o centro e a periferia terá dado origem à actual distribuição física e química entre os planetas de acordo com a distância ao Sol.

- Depois, os grãos sólidos terão chocado entre ele e agregando-se formando planetesimais, que depois também chocaram formando os proto-planetas e depois os planetas. A este fenómeno dá-se o nome de acreção.

- Após a acreção, os materiais nos planetas foram-se deslocando até se ordenarem como agora, por densidade. Este processo na Terra deu origem a um núcleo de ferro e níquel (mais densos) e a uma atomosfera constituida por gases menos densos.
edit post

Comentários

0 comentário(s) sobre 'Origem do Sistema Solar'

Enviar um comentário